Hipnose e a Educação
A educação, no Brasil, é uma das principais formas para melhorar a qualidade de vida, seja se preparando para fazer concursos público, seja cursando uma faculdade bem conceituada. Mas para isso, precisa-se muita preparação para vencer os concorrentes do concurso público ou do vestibular em questão. Para isso se exige muito tempo, além recursos financeiros, esforço mental constante e frequentemente muito difícil. Sem saber com certeza, se haverá retorno, pois a concorrência dos vestibulares federais e concursos públicos está cada vez maior tanto em número de candidatos como na preparação dos mesmos.
Vemos, candidatos bem preparados, aquele que se sacrificou enormemente, estudando muitas horas para a prova, passando muitas vezes noites em claro, pagando caro por cursos preparatórios, se dedicando por meses, se preparando, estudando… e no dia da prova, fica nervoso, ansioso, sofre com dor de barriga, sudorese, tremores em alguns casos, dá branco, esquece a solução de problemas simples que conhece a resposta ou gasta muito tempo em questões que sabe a resposta, prejudicando o restante da prova; erra questões bobas, “pegadinhas” etc. Tudo isso (ou parte) acontece por toda a pressão psicológica que sofre de si mesmo e dos familiares, pois após tanto sacrifício sente que precisa mostrar para si mesmo e também outras pessoas que o ajudaram, de alguma forma na preparação que valeu a pena todo o investimento. Toda essa cobrança, ainda que silenciosa, exerce e uma enorme pressão psicológica sobre o candidato, que está competindo com outros tão preparados quanto. Essa pressão, eleva muito o nível de ansiedade nos dias e horas que antecedem a prova, e ainda mais durante a realização da mesma. O problema é que a ansiedade, quando mais elevada, mais bloqueia a memória, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, especialmente os problemas mais abstratos, daí vem aquele branco da hora da prova. Também é a ansiedade a responsável pelas dores de barriga, sudorese, taquicardia entre outros sintomas.
Claro que já se ensina em cursinhos preparatórios técnicas para reduzir a ansiedade como comer chocolate ou exercícios de respiração na hora da prova. Ajuda um pouco é claro, mas para muitos não é suficiente, em alguns casos o candidato está tão nervoso que até esquece de tentar relaxar. É interessante notar como algumas vezes concorrentes “menos” preparados, porém mais tranquilos, conseguem passar num concurso, na frente de muitos outros, que nos simulados tinham excelentes resultados, que tinham estudado muito mais, mas na hora da prova tem resultados insuficientes.
Supere-se no Vestibular e em Concursos Públicos com a Hipnose
A terapia com Hipnose Condicionativa, trabalha de forma eficaz em toda a preparação do candidato, de forma natural e sem efeitos colaterais.Trabalha-se com a hipnose de forma holística na preparação, ou seja aborda-se todos os aspectos da preparação do candidato, trazendo a tona o que o candidato tem de melhor, suas plenas potencialidades são despertadas e aproveitadas com a ajuda a hipnose. E ainda soma-se benefícios extras, como melhora nos relacionamentos em geral, melhora da autoestima, paz interior, etc.
O ser humano, tem uma capacidade mental muito grande, em geral sub-utilizada, devido a traumas do passado, bloqueios emocionais, crenças desajustadas a respeito de si, baixo autoestima, insegurança, a até desconhecimento do real potencial humano. Com a hipnose bloqueia-se os traumas, desfaz os bloqueios emocionais que limitam nossa capacidade, trabalha-se na melhoria da autoestima, e realiza-se um controle adequado da ansiedade, especialmente nos momentos que antecedem a prova, assim como no momento da realização da prova. Como benefício do controle da ansiedade para concursos e vestibulares, podemos mencionar a melhora da memória, da capacidade de estudar com melhor proveito, e o aprendizado mais acelerado. No dia da prova o candidato se sentirá totalmente a vontade e tranquilo, sua memória se expandirá, a capacidade de solucionar problemas novos será plena.
A Hipnose não serve como substituto dos estudos e da preparação normal, não realiza milagres, mas pode motivá-lo a se empenhar mais e permiti-lo a usar muito melhor todas suas capacidades mentais, enquanto estuda e principalmente durante a prova.