Comprovação científica

A hipnose tem um impacto no cérebro

Pesquisadores de uma universidade inglesa descobriram que a hipnose tem um real impacto no cérebro. Seu estudo, feito com pessoas hipnotizadas, avaliava os verdadeiros efeitos da técnica. Analisando imagens da atividade cerebral de um grupo de pessoas, eles concluíram que o nível de atividade diminui na região do cérebro ligada a um estado de devaneio e divagação. O mesmo resultado não foi observado em pessoas que também foram submetidas ao teste mas não estavam sob o efeito da hipnose, e sim somente num estado de relaxamento. (Veja o vídeo abaixo.)

Para a realização do estudo, a equipe selecionou dez indivíduos que estavam “altamente suscetíveis” à hipnose e outro sete que não respodiam muito bem à técnica. Aos participantes era pedido que realizassem tarefas, como escutar músicas que não existiam. Sem que soubessem, a atividade cerebral era monitorada no período de “descanso” entre as perguntas.

“Nosso estudo mostra que a hipnose é real”

No recente estudo, no grupo “altamente suscetível” havia uma diminuição da atividade cerebral na região ligada ao estado de divagação ou devaneio – conhecido como “estado padrão”. Uma hipótese para como a hipnose funciona, apoiada pelos resultados, sugere que ao se desligar dessas atividades, o cérebro fica livre para se concentrar em outras tarefas.ncial do estudo realizado pela Universidade de Hull. Segundo William McGeown, coordenador da pesquisa, anteriormente se monitorava a atividade cerebral enquanto as pessoas estavam sendo questionadas. Assim, não ficava claro se a atividade era devido ao esforço para responder ou era por causa do efeito da hipnose.

O coordenador do estudo, Dr William McGeown, disse que os resultados não estão equivocados porque eles só ocorreram em pessoas do grupo “altamente suscetível”. “Isso mostra que as mudanças são devido à hipinose e não ao simples relaxamento. Nosso estudo mostra que a hipnose é real”, afirmou o pesquisador. Atualmente, a técnica de hipnose vem sendo indicada para ajudar as pessoas a parar de fumar ou perder peso.

Organização Mundial da Saúde:

Ensaios clínicos randomizados também oferecem evidências convincentes de que terapias, como técnicas de hipnose e relaxamento podem aliviar a ansiedade , distúrbios do pânico e insônia.

Fontes:

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/hipnose-tem-efeito-real-diz-pesquisa

 http://www.who.int/mediacentre/news/releases/release38/en/

One thought on “Comprovação científica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *