Hipnose nos Esportes
Em qualquer modalidade esportiva ou atividade física, desde uma simples caminhada, condicionamentos mentais são importantes para disparar e controlar, ao mesmo tempo, uma série de mecanismos que fluem do nível mental. Quando uma pessoa decide passar pela terapia de hipnose condicionativa, o terapeuta trabalhará os seguintes pontos: bloqueio do emocional negativo (traumas), força de vontade, motivação geral, controle da ansiedade, concentração e atenção, reflexos, superação, força física, desempenho, agilidade,velocidade, destreza, disciplina, confiança, auto-estima.
Ayrton Senna, Mike Tyson e Guga utilizaram a hipnose.
A psicoterapia com hipnose clínica condicionativa pode ser a maior aliada para o bom desempenho de atletas profissionais, e até mesmo dos desportistas amadores, de qualquer idade ou classe social, inclusive deficientes físicos. Cria-se mecanismos para potencializar e maximizar resultados, assim como proporciona melhorias no desempenho físico e mental de qualquer pessoa. Observa-se uma visível melhora de desempenho, ficam muito motivados para os aperfeiçoamentos, mais participativos e dedicados nos treinos e competições.
É bastante comum observar um atletas muitíssimo bem preparados, no momento de desempenhar seu papel, acaba numa grande decepção, isso acontece devido a elevação dos níveis de ansiedade no momento de uma competição ou prova. A ansiedade é a base para inúmeros distúrbios, tais como: insônia, indisposição, timidez, estresse, cansaço, fadiga, dores, desvio ou falta de concentração e atenção, inseguranças, medos, etc. que podem interferir diretamente na performance do competidor, impedindo-o de atingir sua plena capacidade. Por outro lado, um dos fatores agravantes é a pressão psicológica que o atleta sofre, antes, durante e após uma competição, essa pressão pode vir da família, da assistência, do técnico ou treinador, da imprensa, da opinião pública, etc.; esses fatores geram estresse intenso, interferindo diretamente na forma de atuação. Qualquer que seja o caso, a Hipnose Clínica ajuda o atleta a lidar com as pressões psicológicas nas mais diversas situações, assim como controlar os níveis de ansiedade, em conseqüência uma maior tranquilidade para que o atleta consiga o máximo de sua capacitação, o segredo está no equilíbrio emocional que dará uma resposta fisiológica e psicológica satisfatória para alcançar o seu melhor desempenho.
Hipnose Clínica ajuda o atleta a lidar com as pressões psicológicas
No transe, quando o você mantém sua atenção intensamente focada, é como se estivesse vivenciando uma partida de tênis, futebol ou golfe por exemplo. Alguns dos desportistas de alto nível se utilizam ou se utilizaram da hipnose para melhorar seus desempenhos, exemplos como Ayrton Senna, Mike Tyson, Guga entre outros. Na Rússia, antiga União Soviética, existe uma tradição centenária da aplicação da hipnose em atletas, assim como foi utilizada em soldados nas guerras mundiais, os E.U.A pesquisam e mostram a eficácia da hipnose em atletas, de forma comparativa.
No Brasil a aplicação da hipnose no campo esportivo está apenas iniciando, com uma grande vantagem, o Brasil é o berço da terceira linha científica de hipnose clínica, batizada como Hipnose Condicionativa (1983), sendo a linha Clássica criada no século XVII e a Ericksoniana em 1927. As técnicas de condicionamentos mentais, aplicada em hipnoterapia, funcionam como principal instrumento no desenvolvimento e desempenho do potencial humano, atua também como coadjuvante e/ou complementar, torna qualquer tipo de tratamento mais breve e seguro. Nosso organismo e todo comportamento respondem diretamente aos comandos da mente, a partir dos pensamentos e sentimentos, desta forma é possível afirmar, com muita tranquilidade, que um atleta quando passa terapia de hipnose se sentirá muito melhor preparado e capacitado.